Betinho e presidente da Acispes acertam vinda de um centro de atendimento da agência para Santos Dumont

O prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Betinho) recebeu o presidente da Acispes, Ormeu Rabello, na tarde desta quarta-feira, dia 10 de abril para acertar a vinda de um centro de atendimento da agência de cooperação para Santos Dumont.

A reunião, que contou com a presença do secretário de administração, José Geraldo de Almeida e da secretária de saúde, Cláudia Paschoal, teve o objetivo de discutir a demanda do município para que os serviços que serão realizados na cidade sejam definidos.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando um levantamento dessa demanda que será encaminhada à direção da Acispes nas próximas semanas.

A unidade será instalada no Hospital Samaritano e atenderá, além de Santos Dumont, municípios da microrregião, como Ewbank da Câmara, Aracitaba, Bias Fortes e outros. A previsão é de que até o mês de julho os atendimentos no município sejam iniciados.

Para o presidente da Acispes, Ormeu Rabello, a Acispes em Santos Dumont “é uma realidade”. Segundo ele, o consórcio que abrange 26 municípios irá possibilitar atendimentos com mais rapidez na cidade.

“A Acispes nasceu aqui. Foi criada nesse gabinete e a sede inicial seria em Santos Dumont, mas foi transferida para Juiz de Fora por ser uma cidade maior e poder atender outros municípios. Agora, a pedido do Betinho, o ‘braço’ da Acispes é uma realidade que facilitará a vida da população”, ressaltou Ormeu.

De acordo com a secretária de saúde, além de aumentar e agilizar consultas e exames, com a vinda da Acispes, o governo municipal irá economizar no transporte para Juiz de Fora.

“Hoje temos uma média de 150 pessoas por dia de Santos Dumont que utilizam os serviços da Acispes, ter um centro de atendimento vai otimizar nossa demanda e economizar no transporte”, afirmou Cláudia.

De acordo com Betinho, a vinda da Acispes é uma grande conquista para a população sandumonense que desfruta de consultas, exames laboratoriais e atendimento oftalmológico de alta qualidade.

“Quero trazer mais comodidade para a população sandumonense. Vamos ter consultórios, exames e aparelhos modernos pela Acispes. Vamos trabalhar juntos para atender a população”, disse Betinho.

“Hoje é um dia de muita alegria para nós. Estamos concretizando um sonho com a vinda do centro especializado da Acispes que em breve irá aumentar a assistência para os sandumonenses”, concluiu Cláudia.

Acispes

A Acispes é responsável pelo gerenciamento de quatro programas estaduais: o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) Mulher e Criança, CEAE Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus e Doenças Renais Crônicas – antigo Hiperdia, o Centro Mais Vida e o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS). Iniciativas que, em grande parte, tiveram a Acispes como pioneira.

A instituição conta também com um Centro Oftalmológico que funciona 24h, em regime de sobreaviso a partir das 19h – nos dias de semana e aos sábados, domingos e feriados.

Criado em 2010, para atender à alta demanda reprimida pela especialidade na região, o centro Oftalmológico da Acispes alia ampla infraestrutura à tecnologia de ponta para a realização de consultas, exames e cirurgias e é o único Centro Oftalmológico referência em urgência e emergência para 37 municípios, que compõe a macrorregião de Juiz de Fora.

A Acispes tem também um Laboratório Intermunicipal de Análises Clínicas que proporciona a população dos municípios consorciados exames laboratoriais com qualidade, rapidez e baixo custo.

Gláucia Rabello – Assessora de Comunicação.