Cancelamento de evento nacional gera repercussão e prejuízos

O cancelamento do 12º Encontro Nacional de Motociclistas gerou, além da repercussão negativa, um grande prejuízo financeiro e para a imagem da cidade. Apenas uma única denúncia anônima acabou expondo a fragilidade com que os eventos são realizados na cidade e, com raras as exceções, as festas possuem algum tipo de alvará.

Motociclistas

O tradicional evento voltado para os motociclistas acontece anualmente, trás importantes recursos para a cidade, movimenta a economia em restaurantes, pousadas, lanchonetes entre outros. Com seu cancelamento o prejuízo financeiro foi certo, mas a imagem da organização e da cidade ficaram ainda mais desgastadas.

Palco

Como é sabido, após uma denúncia anônima o representante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros tenente bombeiro Pereira esteve na cidade avaliando a estrutura do evento e acabou por intervir na realização do mesmo. Segundo o tenente, a organização não tinha providenciado a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica do palco e das instalações elétricas, mas principalmente, a organização não tinha protocolado a documentação da realização do evento no Corpo de Bombeiros, impedindo que pudesse ser avaliado os riscos e a segurança, que é o mais importante para a população.

O problema ocorrido no evento dos motociclistas é apenas a ponta do iceberg, pois vários outros eventos foram realizados sem qualquer denúncia ou problema. Mas sempre há uma primeira vez.

Entrevista

 

Dum Veiga – secretário da Associação dos Motociclistas de Santos Dumont

Nossa reportagem esteve com Dum Veiga, secretário da Associação de Motociclistas, que comentou a respeito do ocorrido. “Bom dia, faço parte da Associação de Motociclistas de Santos Dumont, e recebi o convite do Jornal Mensagem para esclarecer o ocorrido”.

JM – O que provocou o cancelamento do evento?

Dum – “A gente estava se organizando, tínhamos toda a documentação do evento, estava tudo certinho com exceção de apenas um documento, que era justamente o papel que deveríamos mandar para o Corpo de Bombeiros. Mas eles receberam uma denúncia através do 181 e vieram, fizeram a vistoria do local e acharam algumas irregularidades. Nós tentamos sanar no momento as irregularidades, mas como foi uma denúncia, resolvemos suspender o evento para que a associação não respondesse pela infração”.

JM – Existe a possibilidade do evento ser remarcado?

Dum – “Olha, nós já fizemos uma reunião e previamente marcamos uma nova data, provavelmente para o mês de novembro. Ainda não confirmamos a data, mas essa é a nossa expectativa”.

JM – Essas irregularidades são fáceis de serem sanadas?

Dum – “Eu acho que sim, pois nós dependemos é do Município. Nós temos que sentar e conversar com o pessoal da Prefeitura, para que eles possam nos ajudar, porque isso é do interesse público”.

            Destacamento

A fiscalização feita pelo Corpo de Bombeiros na cidade sinaliza para a necessidade do município se adequar às normas legais. Um dos pontos centrais é o interesse da instalação de um destacamento do Corpo de Bombeiros Militar na cidade. Em dezembro de 2017 o prefeito Betinho assinou uma carta de intenção para implantar a unidade, mas o projeto não saiu do papel.

Outro ponto é quanto à necessidade de segurança e de uma resposta rápida da unidade para impedir um sinistro. Estaria a cidade disposta em ter uma unidade. Pois com um destacamento na cidade as fiscalizações seriam mais freqüentes, tanto quanto a necessidade do alvará do Corpo de Bombeiros.

O assunto é muito sério, em 15 de março de 2013 a pedido do Ministério Público, o comando do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares fiscalizou varias casas de evento na cidade. Com exceções algumas a duras penas conseguiram se adequar a legislação e obtiveram o alvará da unidade, já outras simplesmente fecharam, pois não conseguiram fazer frente ao alto investimento para se adequar a legislação.

Com um destacamento várias atividades seriam fiscalizadas, mas com o ocorrido no último fim de semana, com o cancelamento do 12º Encontro Nacional de Motociclismo o assunto volta a ser discutido pela sociedade.