Comissão debate impacto do aumento dos combustíveis no agronegócio

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, promove audiência pública nesta terça-feira (12) sobre o aumento dos preços dos combustíveis, a carga tributária incidente e os impactos no agronegócio.

Autor do requerimento para o debate, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) critica os aumentos sucessivos. “Por mais que se justifiquem pela alta do dólar, sabe-se que este argumento não é suficiente para se explicar o porquê do consumidor pagar um dos combustíveis mais caros de toda a América do Sul, mesmo sendo o Brasil autossuficiente na produção petrolífera”, indagou.

Goergen destacou ainda os impactos dos preços praticados pela Petrobras em praticamente todas as cadeias produtivas. “Em especial no agronegócio que escoa quase que a totalidade de sua produção pelas estradas brasileiras”, disse.

Foram convidados para o debate representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis); e da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam).

A audiência pública ocorre nesta terça-feira (12), às 14 horas, no plenário 6.

Agência Câmara Notícias