Complexo da Estação Ferroviária caminha para voltar ao abandono?

Revitalizado no final de 2016,

local não vem recebendo a devida atenção da             Prefeitura                  

Fotos: TV Mont

                   Fotos Publicadas pela TV Mont no dia 19 de Junho passado.

Fotos: Gilberto Freire

Fotos tiradas na tarde do dia 20 de Junho passado

O Complexo da Estação Ferroviária, que no final de 2016 foi totalmente revitalizado e recebeu o nome de “Complexo Turístico e Cultural da Praça da Estação”, não vem recebendo os devidos cuidados por parte da atual administração municipal e caminha para voltar à degradação.

Concebido para ser ocupado por movimentos culturais e gastronômicos, o local foi recebido com entusiasmo pela população e pelos integrantes das entidades ligadas à cultura e turismo da cidade, que agora temem que a Estação volte a ser ocupada por desocupados e consumidores de drogas.

TV Mont

Essa semana, a TV Mont, que acompanhou todo o processo de revitalização do local, divulgou notícia mostrando que a Prefeitura tem utilizado o local para depósito de lixo e entulho, e ainda, que não vem dando a devida manutenção à estação, que já apresenta diversas lâmpadas queimadas e tem o pátio, que deveria ser utilizado exclusivamente para eventos, como depósito de materiais reciclados.

Roubo

Na madrugada do dia 20 de junho, o Restaurante Trem de Prata, administrado pela ong “Amigos do Trem”, foi invadido por meliantes, que roubaram mercadorias e reviraram os dois vagões. Certamente isso aconteceu devido à frequência de usuários de drogas que devagar já se sentem à vontade para voltarem a frequentarem o local, que estava completamente urbanizado e livre de mendigos e usuários de drogas.

Cracolândia

Num momento em que o país todo acompanha a luta que a prefeitura de São Paulo trava para entregar à população a área da ‘Cracolância’, Santos Dumont vê uma de suas mais nobres áreas do centro da cidade, que estava totalmente revitalizada, ser novamente tomada por desocupados, isso ao que parece, com total anuência do Governo Municipal. Não se sabe o motivo que tem levado o governo do prefeito Betinho a tamanho descaso com esse patrimônio cultural e turístico de nossa cidade.

Versão da Prefeitura

O Secretário de Meio Ambiente, Turismo, Esportes e Lazer, Marcos Aurélio Germano, foi procurado pelo nossa reportagem para comentar o assunto. Mostramos a ele a reportagem veiculada pela TV Mont, e Germano afirmou que:

“A respeito da Praça da Estação, teve um comentário no facebook com fotos que são antigas. Anteriormente houve realmente uma festa onde as pessoas deixaram mesmo lixo. E posteriormente a essa data, orientamos as pessoas que fossem fazer evento que deixassem o local limpo. Essas fotos não são de agora, e podem ver que elas são antigas.

Houve mesmo a armazenagem de cascalho no local, já não tinha um lugar para colocar por parte da Secretaria de Agricultura, mas a partir do dia 10 não havia cascalho lá mais. Está sendo colocada agora a parte de material asfaltico, obra que está sendo feita no bairro Nossa Senhora Aparecida, haja vista que a cidade não tem um entreposto para colocar esse tipo de material. Foi colocado ali temporariamente e vai ser retirado. Então agente responde pela Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, onde a gente tem que fazer compartilhamento com outras secretarias. Esse tipo de material não vai danificar, pois está sendo usado para asfaltar. Pegamos agora o bairro Nossa Senhora Aparecida onde grande parte de suas ruas serão asfaltadas, agora está sendo asfaltado o bairro São Sebastião. O prefeito tem trabalhado assim, consistentemente em querer o desenvolvimento de Santos Dumont.  Mas não estamos livres de comentários, estamos aí é para isso mesmo, para trabalhar e a população ficar satisfeita, mas se nem Cristo foi unânime como é que a gente vai ser?”.

Iluminação

O secretário não comentou sobre a previsão de revisão na parte de iluminação do local, já que diversas lâmpadas se encontram queimadas facilitando a permanência de usuários de drogas no local à noite.

Nossa reportagem retornou ao lugar da denúncia e pôde constatar que o local foi realmente limpo, estando no pátio apenas o material usado para pavimentação e restos de entulho. As iluminação continua precária, com muitas lâmpadas queimadas.

A grosso modo a população teme que o recém inaugurado “Complexo Turístico e Cultural da Praça da Estação”, seja permanentemente utilizado para outra finalidade que não a idealizada, pois com o tempo, todo o projeto pode acabar sendo descaracterizado e tenha um triste fim.

 

 

GILBERTO – VEJA AS MUDANÇAS QUE EU FIZ – ELE NÃO ABORDOU A ILUMINAÇÃO