Comunidade católica celebra Corpus Christi

Na manhã da quinta-feira a Igreja Católica celebrou ‘Corpus Christi’. O culto em honra desta importante data foi realizado na Matriz de São Miguel e Almas, mas após a missa foi realizada a tradicional procissão pelas ruas da cidade.

Em outras paróquias da cidade foram confeccionados belos tapetes temáticos em locais que a procissão passaria.

O “Corpus Christi” é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de Seu Corpo e de Seu Sangue (O Catolicismo declara que a hóstia torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).

A celebração de “Corpus Christi” (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

É uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses. A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes.

Centenas de fiéis em nossa cidade participaram das atividades religiosas envolvidas no dia Santo, celebrado na quinta-feira, 15 de Junho.

A tradição de se fazer os tapetes de rua acontece em inúmeras cidades, e em Santos Dumont esta confecção é mantida há muitos anos, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.