CPI encerra trabalhos indiciando membros do governo por irregularidades

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal chegou a uma importante conclusão em suas investigações. A leitura do relatório final foi realizada pelo relator Conrado Luciano Baptista, que juntamente com os vereadores Pablo Santos e José Lúcio Nogueira, inquiriram testemunhas e juntaram provas que culminaram em quatro robustos volumes.

As denúncias pelo vice-prefeito Gerson Guedes Rabello culminaram na instauração da Comissão no dia 26 de março, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades em duas viagens a eventos políticos em Belo Horizonte no carro da saúde; superfaturamento do remédio Ambroxol; a contratação de uma empresa sem licitação para transbordo do lixo; e o desvio de finalidade no transporte da fisioterapia.

Depois de quatro horas na leitura do relatório final, a CPI concluiu que as irregularidades apontadas pela denúncia deviam responsabilizar os gestores dos fatos investigados nas secretarias de Saúde, de Obras e Serviços Públicos, de Trânsito e Mobilidade Urbana, e Procuradoria Jurídica, dentro da competência e responsabilidade de cada área.

Foram confirmadas irregularidades no transporte de pacientes a BH, e também a compra superfaturada de medicamentos, além da contratação verbal de empresa sem a devida observância ao decreto de dispensa de licitação. Quanto à questão da suposta van do secretário de Agricultura, não houve documentos que dessem sustentação à denúncia.

Em documentos levantados pela CPI, segundo o relator não foi possível verificar responsabilidade do prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Betinho). O relator ainda solicitou providências para que todo o processo fosse encaminhado ao Ministério Público do Estado e à Polícia Federal para que as investigações prossigam.

O relatório da CPI foi entregue à Mesa Diretora para que a mesma encaminhe cópia aos parlamentares, que depois de lida deve ser votada para que seja encaminhada às autoridades competentes e as providências necessárias sejam tomadas.

Fotos: Gilberto Freire

Relator lé a conclusões da CPI sobre as investigações

 

Público comparece ao Plenário Maurílio do Carmo Ribeiro para acompanhar a leitura do relatório final da CPI.