Dia de finados é marcado por visitas, orações e saudades – Jornal Mensagem

Dia de finados é marcado por visitas, orações e saudades

Na manhã de quinta-feira, dia 02 de novembro, os sandumonenses saíram de suas casas para visitar seus entes queridos nos vários cemitérios espalhados por toda a cidade.

No Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida a movimentação foi intensa durante todo a manhã, quando várias pessoas compareceram para a habitual visita anual a seus familiares sepultados no local, fazendo suas orações que muitas vezes é marcada pela grande saudade.

A reportagem do JM esteve no cemitério municipal no final de outubro e percebeu que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, estava limpando o local, com a colaboração de vários detentos da Suapi, que hoje prestam serviços remunerados ao Executivo. Foi constatada a ampliação da rede de água, para que as pessoas pudessem lavar seus túmulos e jazigos. Outra melhoria foi a limpeza e capina realizada em algumas ruas no interior do cemitério. Naturalmente nem tudo ficou limpo, isso porque alguns túmulos e jazigos não receberem a devida manutenção por parte das famílias.

Depoimentos

Entrevistamos Alerrandro Janser de Souza Pinto, que na data foi prestar uma importante homenagem a seus antepassados.

 

“A importância da data para a gente que vem até aqui, é que essa é uma forma de estar relembrando a imagem, a alma das pessoas queridas. Eu tenho todas elas na memória, no coração. A saudade é um dos piores sentimentos que a gente pode ter, por isso eles ficam vivos na memória. E a gente vindo aqui ao cemitério, é uma forma de estarmos conversando, relembrando e matando um pouco da saudade que a gente tem. A importância pra mim é essa, é não deixar nunca morrer a memória e a saudade e manter na lembrança os nossos entes queridos”, disse Alerrandro.

Em seguida ouvimos o senhor Carlos Roberto Benedito de Souza, que também visitou o Cemitério:

“Finados é para todos nós o momento em que visitamos os nossos entes queridos. É fundamental para nossa vida, e visitando a gente encontra mais com Deus, a gente encontra paz com a natureza, e fico muito feliz quando visito meus entes queridos neste momento importante”, afirmou sr. Carlos.

Placas

Em alguns pontos do cemitério foram colocadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos placas educativas pedindo ao usuário para que não descarte lixo no local. Foram afixados também alguns tambores para que as pessoas pudessem descartar o lixo de forma a facilitar a coleta.

As mudanças são bem vindas, mas a limpeza é algo a ter continuidade pelos meses que virão e não apenas para o Dia de Finados.  Milhares de pessoas visitaram o local e aprovaram algumas mudanças.

Fotos Gilberto Freire