Divulgada programação da etapa estadual do PJ Minas 2018

Foi divulgada a programação completa da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) em 2018. Nesta 15ª edição do projeto, que é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais, o tema “violência contra a mulher” mobilizou estudantes de 88 municípios, que se reuniram em 16 polos regionais para discutir propostas de enfrentamento ao problema.

Agora, entre os dias 19 e 21 de setembro, representantes de todos os polos vão se reunir na ALMG para debater essas propostas e votar em ações que eles acreditam que precisam ser priorizadas.

Ao longo de todo o ano, os estudantes que participaram da edição 2018 do projeto foram a palestras, participaram de mesas redondas, estudaram o tema da violência contra a mulher e buscaram formas de atuação do poder público que poderiam ajudar a resolver o problema. As mobilizações aconteceram inicialmente nos municípios, depois foram levadas ao âmbito regional e, por fim, em sua etapa final, chegam à plenária estadual.

Estudantes durante a Plenária Estadual, na edição de 2017. No último dia do encontro estadual, as propostas sobre o tema em questão são votadas e priorizadas – Arquivo ALMG – Foto: Daniel Protzner

Essa organização permitiu a ampliação do projeto, que nasceu em 2004 apenas em Belo Horizonte. Desde 2010, o PJ Minas começou a ser levado a outros municípios e a organização em polos regionais teve início em 2014. Em 2018, esses polos ganharam mais autonomia e, assim, foi possível abarcar mais cidades no trabalho.

Documento final – No último dia de encontro estadual, as propostas serão votadas e priorizadas. Isso se dará depois da discussão e consolidação das diferentes propostas de cada polo em documentos discutidos em grupos de trabalho. O documento final, produzido com a votação do último dia, será consolidado pela equipe técnica da ALMG e entregue à Comissão de Participação Popular da Casa Legislativa.

A partir daí, os parlamentares podem encaminhar as sugestões como projetos de lei ou em outros formatos, após negociações com os outros poderes, Executivo e Judiciário. Durante a etapa estadual também serão discutidos temas propostos para a próxima edição do PJ Minas.

ALMG