DOW Química e Secretaria de Educação dão inicio ao Projeto “Nau dos Mestres”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a DOW Química deram inicio na tarde do dia 31 de outubro passado, à realização do programa educacional “Nau dos Mestres”, que contou com a participação de 10 alunos do Colégio São José e três professoras capacitadas. A ação foi realizada na Biblioteca Municipal Antenor Ayres Vianna, na Rua Prefeito José Maria Pitela.

O projeto visa estimular crianças do ensino fundamental a compreenderem conceitos científicos de forma autônoma e divertida, com apoio de material pedagógico inovador abrigado num laboratório móvel desenhado em formato que simula a Corujola (elemento lúdico presente no material didático). Três unidades do aparato foram doadas às escolas municipais Professora Maria Aparecida Dias, do Distrito de Dores do Paraibuna, e a Escola de Conceição do Formoso.

Presentes ao lançamento do projeto, estavam o Site Líder da DOW – Carlos Ernani Campelo; a advogada Lilian Silveira – Líder das Relações com a Comunidade; a coordenadora do projeto da Evoluir – Júlia Cemionatto; a secretária de Educação e Cultura – Barbara Barros, o coordenador da SE Renan Souza; e vários outros convidados.

            O Projeto

A iniciativa promovida pela Dow já impactou positivamente centenas de alunos desde a primeira formação de professores realizada em agosto. A ação está alinhada à estratégia de cidadania corporativa da empresa, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver ações que despertem o interesse e melhorem a preparação dos alunos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por meio de parcerias estratégicas. “A Dow reforça, por meio dessas ações, sua missão de contribuir com a inclusão das ciências não somente nas comunidades em que a empresa atua de forma direta, mas, também, em todo o país”, afirma Fábio Mendes, Especialista em Cidadania Corporativa da Dow.

            O material da ‘Nau dos Mestres’ é dividido na aplicação de atividades práticas temáticas, o que permitirá aos alunos navegarem pelos mundos da Ciência, Biologia, Arte, Química, Física e Matemática. Esse laboratório móvel também é composto por um livro do professor e livros ilustrados que são direcionados para os alunos, que recebem os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) e Mestre Apolo (Matemática, Cores, e Luz e Sombra). Cada escola ganha 120 unidades dos livros para professor e aluno, além de CDs para transmitir o conteúdo para crianças com deficiência visual.

A partir do conteúdo fornecido pela nau os professores também podem trabalhar conceitos e conteúdos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), utilizando a Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Todo o material pedagógico desenvolvido pela Evoluir foi concebido de acordo com os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Fotos: Gilberto Freire/Bruno Ramos