Inaugurada a nova sede da 29ª Subseção da OAB-SD

Iniciativa garantiu preservação de prédio histórico na cidade

Na noite glamorosa do dia 27 de dezembro, foi inaugurada a nova sede da 29º Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da Ordem na cidade, Dr. Sandro Vilela Damasceno e sua diretoria, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados / CAA – Vanguarda, através de seu presidente Dr. Sérgio Murilo Braga e do delegado Dr. Hélio Cardoso Júnior, recepcionaram um grande número de convidados de nossa cidade e das subseções da região.

Primeiramente os presidentes doutores Sandro Vilela Damasceno e Sérgio Murilo Diniz Braga, juntamente com o prefeito Carlos Alberto de Azevedo, descerraram a placa oficial da inauguração.

Com a inauguração das novas instalações, foi criada a ‘Comenda Dr. Roberto Vieira Marques Fonseca”,  instituída pela Portaria n.º: 31, de 30 de novembro de 2.018, visando distinguir pessoas que contribuíram de forma significativa para a advocacia; a consecução da Justiça; defesa dos direitos da criança e do adolescente; defesa dos direitos do idoso; defesa dos direitos da mulher; defesa do meio ambiente; defesa dos direitos dos portadores de necessidades intelectuais e múltiplas;  defesa dos direitos e garantias fundamentais constitucionais, através da prestação de serviços voluntários e/ou evangelizadores; e defesa do patrimônio material e imaterial cultural e artístico.

Dr. Roberto Vieira Marques Fonseca, advogado atuante, com vários escritórios espalhados por Minas Gerais, inspirou e inspira a todos os advogados, especialmente os da Comarca de Santos Dumont, demonstrando que, com garra, perseverança, trabalho árduo e honesto, é possível ao advogado do interior, alcançar destaque na advocacia nacional.

Foram agraciados com esta honraria: Ana Maria Vieira Marques Fonseca, Andréa Lúcia Leite Junqueira, Adalberto Dimas Paiva Andrade, Camila Gouvêa Coelho, Carlos Alberto de Azevedo, Charles Fernando Vieira da Silva, Ivan Gonçalves de Amorim, João Fernando Lourenço, José Geraldo de Almeida, José Lúcio Fernandes, Maria de Fátima Braga, Paulo Afonso Oliveira, Sérgio Murilo Braga, Ricardo César Malta Caetano, Roger da Silva Aguiar, Wagner A. Policeni Parrot.

Reforma

A iniciativa da diretoria da 29ª Subseção da OAB em instalar uma sede própria na cidade mostra o crescimento e a importância da classe dos advogados na Comarca, e mais ainda, a ousadia e coragem da atual gestão em buscar os recursos necessários para a implantação de uma sede tão emblemática.

O presidente Sandro Vilela Damasceno foi muito feliz ao escolher o prédio do antigo Clube Palmirense para abrigar a OAB, prédio este histórico, que até recentemente sediou a Câmara Municipal, mas que se encontrava em precário estado de conservação. Esse prédio, tombado pelo patrimônio público, já foi frequentado por notáveis, tais como Juscelino Kubitschek, Rui Barbosa e pelo próprio Alberto Santos Dumont, “o Pai da Aviação. O imóvel é de propriedade do Hospital de Misericórdia, que sem recursos para sua restauração, aceitou a proposta da OAB, que não realizou uma reforma, mas uma audaciosa restauração, com  troca do telhado, reforma total das instalações elétricas e hidráulicas, rebaixamento de gesso, restauração da escada interna original, e instalação de elevador panorâmico (com acesso a todos os andares).

Além destas obras estruturais, foi implantado uma cafeteria e espaço cultural aberto à toda população para “happy hour”, lanches etc.; um salão de reuniões e eventos com telão, retroprojetor, caixas acústicas embutidas, moderno sistema de som e totalmente refrigerado; foi criado um mini museu, com exposição permanente de objetos e documentos pessoais pertencentes a Alberto Santos Dumont, sob a responsabilidade e curadoria da ‘Fundação Casa de Cabangu’; implantados escritórios compartilhados;  sala para atendimento médico com diversas especialidades, para os advogados e toda população; sala para atendimento odontológico com diversas especialidades, para os advogados e toda população; e reformados todos os banheiros, com adaptação para portadores de necessidades especiais.

Foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão no imóvel, que volta a ser um dos orgulhos arquitetônicos de nossa cidade.

Fotos: Gilberto Freire