PROCON promove capacitação e implanta novo sistema para melhorar o atendimento

O PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Santos Dumont promoveu, por intermédio do atual Coordenador do órgão no município, Rodrigo Pampanelli, uma capacitação gratuita para funcionários e estagiários, em parceria com o PROCON de Juiz de Fora.

O objetivo da capacitação foi o aperfeiçoamento dos funcionários na utilização do novo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).

De acordo com o atendente e estagiário, Hélio Alvim, a capacitação contribuiu para o esclarecimento de uso do novo sistema. “A capacitação está ajudando bastante a entender o sistema, além disso, tivemos a oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas sobre o SINDEC”, disse Hélio.

Outro ganho para o setor e, principalmente para o consumidor, é a implantação da CIP (Carta de Informações Preliminares) eletrônica (CIP Web), que é uma comunicação preliminar para a maioria das reclamações online.

De acordo com Rodrigo Pampanelli, a implantação da CIP já possibilitou uma economia de R$1.500,00 mensais, que eram gastos com despesas de correio, como cartas com aviso de recebimento. A economia já está acontecendo desde o mês de março. “A CIP promoveu uma diminuição de gastos públicos com material impresso, e melhorou o andamento das reclamações com o atendimento online junto à maioria dos fornecedores. Pelo número da reclamação, é possível acompanhar todo o processo”, ressaltou Rodrigo.

ASCOM/PMSD – Gláucia Rabello

Foto: PMSD